Menu

Esposa do Roberto, mãe do Jader, madrasta da Ana Luisa e da Maria Clara, especialista em Psicologia Positiva Aplicada, professora de Inteligência Emocional, graduada em Direito e graduanda em Psicologia, master coach e uma otimista inabalável dedicada a ajudar pessoas como você a criar a vida que você ama viver.

 

Família mosaico: saiba como construir um bom convívio

família mosaico

A família mosaico pode representar um obstáculo no início, pois ela é repleta de conflitos das quais nunca tivemos contato anteriormente. Na maioria dos casos, chegam de forma desprevenida e desestruturam a muitas famílias. 

Para evitar, é importante identificar com clareza os principais problemas para resolvê-los diretamente, e o mais breve possível, porque o acúmulo de pendências pode evoluir para conflitos difíceis de serem revertidos.

Um dos grandes desafios de uma família mosaico é estabelecer uma conexão saudável com os enteados. Manter um bom convívio com eles é tão importante quanto para seu cônjuge. Então, recupere o vínculo saudável com eles e evite que seu recasamento evolua para um divórcio. Nesse artigo, você vai aprender como construir um bom convívio com sua família mosaico e evitar futuros conflitos. Acompanhe!

Família mosaico: entenda o que é

A família mosaico, ou reconstituída, surge do divórcio e de uma nova esperança na área afetiva. Ela é composta por uma mãe, ou pai, divorciada e seus respectivos filhos. Em outras palavras, configura a união de pessoas com histórico emocional, afetivo e familiar distintos. Portanto, com regras, princípios e hábitos diferentes. Sendo assim, conduzir e estruturar uma família dessa natureza requer um bom planejamento, compromisso e disciplina

Isso quer dizer que planejar engloba questões relacionadas aos enteados, ajustes no relacionamento entre irmãos das famílias e principalmente, com a ex-mulher do parceiro. Por isso, é importante fortalecer a mente para atravessar desafios iniciais. Por exemplo: lidar com a ex-mulher pode despertar insegurança e desencadear crises de ciúmes, comparação, sentimentos de inferioridade etc. 

Enquanto alguma ferida do casamento anterior estiver aberta, essas manifestações imprevistas podem ser desencadeadas. Por essa razão, ter compromisso é um pilar tão importante quanto a etapa de planejar, porque envolve competências que favorecem o cumprimento do que é preciso ser feito. 

Por último, e não menos importante, ter disciplina é o que nos guia para o sucesso. Os resultados acontecem quando executamos ações que direcionam para o objetivo final de modo consistente. Consequentemente é possível começar um relacionamento de convívio sólido. Confira as dicas a seguir.

3 dicas imprescindíveis para construir um bom convívio com enteados 

família mosaico

A família mosaico exige priorizar alguns pontos mais urgentes no que se refere ao convívio com enteados. A partir disso é preciso focar na forma certa de conduzir essa relação para que haja resultados concretos. Veja as dicas a seguir.

1. Construa um relacionamento sólido com enteados de maneira correta

A maneira correta de estabelecer contato e gerar a semente do relacionamento é incluí-los em sua rotina. Além disso, eles precisam saber disso, porque reduz a rivalidade e o medo da perda. Então, defina planejamentos, atividades e encontros. Por exemplo: fazer aula de dança, assistir seriado juntos ou marcar um lanche. 

Em seguida, aproveite essas oportunidades para conhecê-los melhor. Por exemplo: pergunte sobre o bem-estar, demonstre interesse de como passou o dia, ouça as experiências, opiniões e assuntos que eles trouxerem.

Quando o enteado percebe seu olhar, pela vida dele, sente-se valorizado e seguro. Por consequência, nota que o rótulo da madrasta não é, exatamente, o que ele ouve ou lê constantemente por aí. Naturalmente, ele para de competir por medo de perder o olhar do pai para a atual mulher, e o relacionamento passa a ser mais colaborativo e harmonioso. 

2. Converse com seu parceiro e com a ex-mulher

A tarefa de conversar com a ex-mulher pode parecer um grande desafio, mas antes de transformar esse evento em pesadelo, busque pelo caminho do autoconhecimento. Após o divórcio, os filhos tendem a proteger a mãe, comprar suas dores e ficar ao lado dela. Por essa razão, a madrasta é vista como inimiga e alguém que deseja roubar o pai deles. 

Portanto, tornar-se próximo de você pode despertar sentimento de culpa e a sensação de traição em relação à mãe. Para contornar a situação agende, se possível, um encontro com a ex-mulher dele e mantenha um bom relacionamento interpessoal com ela. Pois essa interação dissolve a resistência dos enteados em relação a você. 

Se não for possível essa relação cordial, simplesmente, demonstre que da sua parte não há nenhuma resistência ou problemas relacionados à mãe deles. Dessa maneira, fale dela com respeito e naturalidade diante das crianças.

No entanto, para não projetar seus medos, ou ser abalada pelos comentários dela, é fundamental desenvolver habilidades emocionais. Mas, saiba que ser madrasta tem uma vantagem que te tornará uma mulher muito melhor e preparada para conduzir um recasamento de sucesso. A razão disso é que exigirá, naturalmente, o desenvolvimento da inteligência emocional. A partir disso, você lidará com as dificuldades de forma mais leve e madura.

3. Cuide bem de você mesma

Cuidar bem de você é investir em si mesma. Afinal, lidar com diversas áreas da vida e ainda construir uma família mosaico é um processo que exige estrutura. Então, invista tempo para praticar atividade física, desenvolver a inteligência emocional, dar atenção aos seus sentimentos e fragilidades, definir um tempo exclusivo para estar ao lado do cônjuge etc. 

Embora desempenhar o papel de madrasta exige tempo com os enteados, não esqueça de regar diariamente seu casamento. Reserve um jantar exclusivo com seu parceiro. Além disso, evite discussões, com o cônjuge, na frente dos enteados.

Por fim e não menos importante, procure uma terapia ou consultor especializado no desenvolvimento emocional. Até alcançar níveis mais avançados da consciência é importante buscar apoio de pessoas que contribuam para o nosso crescimento. Em outras palavras, procure desabafar para aqueles que realmente podem te ajudar. 

Um profissional especializado em desenvolvimento da inteligência emocional por exemplo, é uma pessoa certa para te guiar. Ele não terá a solução exata para você, mas despertará a liderança necessária para que saiba administrar conflitos. Quando desenvolvemos habilidades emocionais, as vivências atuais passam a ter outra tonalidade. 

Por exemplo, ser madrasta não requer mudanças de seus enteados, o sumiço da ex-mulher, a compreensão do marido, a aceitação dos familiares ou a mudança de percepção da sociedade. Mas sim, do processo de adquirir resiliência e capacidade de extrair novos aprendizados dentro de um contexto, aparentemente, desagradável.

Saiba como evitar conflitos na construção da nova família

família mosaico

Além do planejamento inicial, prever possíveis conflitos e preparar-se para evitá-los, deve ser considerado. Uma ótima maneira de fazer isso é dar atenção para o cônjuge e enteados na mesma proporção. Além disso, o cônjuge precisa receber incentivo para dar a mesma atenção que tem dado aos “filhos” do recasamento.

Outra dica importante é dialogar com clareza, pontuando expectativas e inseguranças. Dessa maneira, evita frustrações e desentendimentos futuros. Por fim, ouvir é um ato precioso, porque gera alívio e confiança. Desde que não seja acompanhado de julgamento ou autoritarismo. Lembre-se que a madrasta não deve tratar seus enteados como filhos, mas como uma espécie de orientadora. 

Construir um convívio saudável com seus enteados não precisa ser baseado em sacrifícios, mas em um planejamento coerente, assertivo e eficiente. Quando sabemos exatamente o que fazer para alcançar um objetivo traçado com clareza, os resultados são eficazes. 

Você quer aprender mais sobre tópicos relacionados à família mosaico, melhorar a unidade, harmonia e progresso familiar? Você tem a chance de receber conteúdos e dicas para te ajudar nessa jornada através de outros posts deste site, que são patrocinados por uma plataforma incrível para quem gosta de entretenimento de qualidade com jogos. Visitar os melhores sites de caça-níqueis como slots empire casino sugerido por SlotoGate pode trazer uma experiência emocionante como nenhuma outra. De títulos de jogos exclusivos com ótimos temas dos principais fornecedores, você tem a chance de aproveitar bônus generosos e recompensas de fidelidade que adicionam alegria extra ao seu entretenimento! Não só isso – aproveite o design amigável para navegação sem esforço de seus jogos preferidos. Então, não hesite e entre no mundo dos jogos!

Posts Recentes

O Dia das Mães para a madrasta

O Dia das Mães para a madrasta

O Dia das Mães pode ser um dia difícil para (algumas) madrastas. Especialmente para aquelas que, de todo o coração, entram em ação e cuidam de seus enteados como se fossem seus filhos. Muitas madrastas se sentem desvalorizadas e totalmente magoadas quando seus enteados fazem tudo para sua mãe neste dia, sem o mais leve […]

Segundo Casamento: aprenda a lidar com os conflitos

Segundo Casamento: aprenda a lidar com os conflitos

O segundo casamento pode fracassar se não houver preparo. Quando os conflitos começam, eles ganham força e velocidade. A partir disso, tudo começa a desmoronar. Se nenhuma ação preventiva for aplicada pode acabar em mais um divórcio.  Por exemplo, lidar com os próprios filhos é tão desafiador quanto se relacionar com os enteados. Além disso, […]

Recasamento: como construir uma relação saudável?

Recasamento: como construir uma relação saudável?

Sair de um divórcio é um processo delicado e exige atenção. A partir dessa experiência, qualquer novo relacionamento que direciona para um recasamento representa uma ameaça. Ainda que pareça mais simples, pela experiência de convivência a dois, se não houver um planejamento adequado, o divórcio baterá na porta novamente. Portanto, a solução mais eficiente é […]

error: Content is protected !!